top of page
Daniel_Logo_2023.png

BIOGRAFIA

Daniel Almeida: Trabalho, Luta e Conquista
 

Saiba mais sobre a história do deputado federal considerado como um dos mais influentes do Congresso
Natural de Mairi-Ba, casado, pai de quatro filhos e avô de dois netos, Técnico em Instrumentação Industrial e Historiador por formação, Daniel Almeida iniciou sua militância política nas assembleias operárias do Polo Petroquímico de Camaçari na década de 80. Nessa época, marcou a importância de sua atuação liderando importantes greves operárias no Centro Industrial de Aratu (CIA) em apoio aos movimentos dos trabalhadores da Região Metropolitana.

 

Em reconhecimento ao seu trabalho, no ano de 1988 foi eleito vereador de Salvador, onde permaneceu por quatro mandatos. Na década de 90 também, além de presidir o PCdoB, foi membro do Conselho Municipal de Transportes e presidente da CUT – Central Única dos Trabalhadores, em Salvador.
Sua destacada atuação na Câmara Municipal resultou na eleição para deputado federal em 2002. Em Brasília, Daniel foi líder do PCdoB em (2009, 2016 e 2019) e foi indicado dez vezes como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O deputado baiano preside as Comissões do Fundo de Participação dos Municípios, Convalidação dos Atos Administrativos, Comissão Externa sobre o Derramamento de Óleo no Nordeste, além da Subcomissão sobre Política Industrial, Comercial e de Serviços. Já presidiu as Comissões de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, pautando matérias em favor dos interesses das trabalhadoras e trabalhadores. Daniel também participa da Frente Mista pelo Fortalecimento do SUS. Atualmente, é vice-líder do partido na Câmara.

 


Atuação Parlamentar
 

Com forte atuação nas políticas de valorização do salário mínimo e contra a terceirização e Reforma Trabalhista, Daniel defende ainda projetos de interesse social e preservação do patrimônio público. Ao longo de sua vida parlamentar, atuou pela preservação das estatais, e atualmente tem denunciado o desmonte das empresas públicas, a exemplo da Petrobras, Chesf, Correios e os bancos públicos, além de se posicionar contrário ao fechamento das fábricas da Ford.

 

Daniel é autor de leis como a Lei 11.635/2007, que criou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado em 21 de janeiro, e se tornou uma data importante na agenda de lutas do povo brasileiro. Além da Lei 13.767/18, que permite a ausência dos trabalhadores ao serviço para realização de exames preventivos de câncer. Na sua legislatura também constam projetos relacionados à cultura, juventude, segurança, mobilidade e outros temas.
 

O parlamentar possui importante trabalho no fortalecimento da agricultura familiar e na defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate à Endemias, e luta pela aprovação de matérias que valorizem e reconheçam o papel fundamental destes trabalhadores para o desenvolvimento da saúde pública. Daniel também têm ajudado a levar esporte, saúde e abastecimento de água para os municípios do interior baiano.

 

Minibiografia


Daniel Almeida é Deputado Federal pelo PCdoB, considerado como um dos mais influentes no Congresso. Natural de Mairi-Ba, casado, pai de quatro filhos e avô de dois netos, iniciou sua militância nas lutas operárias do Polo Petroquímico de Camaçari em 80, sendo eleito vereador de Salvador em 88 onde permaneceu por quatro mandatos. Sua destacada atuação nas lutas dentro e fora da Câmara Municipal resultou na eleição para deputado federal em 2002, onde presidiu dezenas de comissões e foi autor de leis de destaque nacional, como a Lei 11.635/2007, que criou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado em 21 de janeiro. O parlamentar possui importante trabalho no fortalecimento da agricultura familiar e na defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate à Endemias, e tem forte atuação nas políticas de valorização do salário mínimo, e contra a terceirização e Reforma Trabalhista, defendendo projetos de interesse social e preservação do patrimônio público, bem como o fortalecimento do SUS. Daniel também têm ajudado a levar esporte, saúde e abastecimento de água para os municípios do interior baiano.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  • Nome Completo: Daniel Gomes de Almeida

  • Iniciou no movimento estudantil no Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, atual Instituto Federal da Bahia, onde fez o curso tecnólogo entre 1974 e 1977.

  • Ingressou no curso de Geografia da Universidade Católica de Salvador em 2002, mas não concluiu.

  • Graduou-se em História pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), em 2014.

  • No movimento sindical, foi presidente do Sindicato da Indústria Têxtil de Salvador e Camaçari entre 1983 e 1989, sendo diretor deste sindicato desde 1989. Foi também presidente do diretório da Central Única dos Trabalhadores na Região Metropolitana de Salvador de 1993 a 1995.

  • Integrou ainda o Conselho Municipal de Transportes de Salvador no período entre 1991 e 1998.

  • Seu primeiro cargo eletivo foi como vereador na capital baiana, eleito em 1988. Reelegeu-se em 1992, em 1996 e em 2000.

  • Durante este período tornou-se presidente do PCdoB na Bahia em 1998, cargo que exerceu até 2001 e para o qual retornou em 2009, permanecendo até 2015.

  • Candidatou-se ao Senado nas eleições de 1998, não sendo eleito.

  • Nas eleições de 2002, conquistou seu primeiro mandato de Deputado Federal, sendo novamente eleito em 2006, 2010, 2014 e em 2018.

  • Foi candidato derrotado a prefeito de Simões Filho em 2004.

  • Na Câmara dos Deputados foi líder da bancada de seu partido entre 10 de Fevereiro de 2009 e 10 de Fevereiro de 2010, reassumindo o posto em 4 de Fevereiro de 2016.

  • Em 2018 foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços - CDEICS.

  • Em 2019 se tornou o líder do partido (PCdoB) na Câmara e coordenador da Bancada Federal da Bahia.

  • Atualmente é vice-líder do PCdoB na Câmara.

bottom of page