Ato reúne jornalistas na Câmara dos Deputados
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Categoria se mobiliza em defesa de direitos, valorização profissional e aprovação do piso nacional da categoria.

Dentro da extensa programação em celebração ao Dia do Jornalista, comemorado anualmente em 7 de abril, será realizado, às 14h, no saguão do Anexo II da Câmara dos Deputados, um ato público em defesa da aprovação das principais pautas da categoria. Entre elas, estão a pressão pela aprovação da PEC do Diploma e o avanço da tramitação, na Comissão do Trabalho, do PL do Piso, de autoria do deputado Daniel Almeida.
O PL 2209/2025 estabelece o piso salarial do jornalista profissional em R$ 6.982,00 mensais, com jornada de trabalho de 30 horas semanais e reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ou outro índice que venha a substituí-lo.
Para Daniel Almeida, a data é uma ocasião oportuna para fortalecer a mobilização da categoria. “Valorizar o Jornalista é defender a democracia, o direito à informação e a dignidade do trabalho. O piso nacional é um passo necessário para garantir condições justas e reconhecimento profissional em todo o país”, afirmou.
A capital federal será palco do 5º Ocupa Brasília, com o tema “Por respeito e valorização no jornalismo”, ação articulada pela Federação Nacional dos Jornalistas e sindicatos filiados. A programação inclui o ato na Câmara, às 14h, no saguão do Anexo II, e uma audiência pública na Comissão do Trabalho, às 16h.




Comentários