top of page

Daniel Almeida discute cooperação China-Brasil

Atualizado: 29 de nov. de 2023

O vice-líder do Governo no Congresso e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), participou do Webinar Cooperação China-Brasil na nova Era: Brasil, China e um mundo multipolar, promovido pela TV 247, nesta segunda (4). O encontro virtual foi mediado pelo jornalista José Reinaldo Carvalho, com participação do pesquisador brasileiro do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e cofundador do DongSheng, Marco Fernandes.


Para o parlamentar, esse é um tema de debate permanente do Congresso Nacional e que se intensificou nos últimos tempos em função das relações entre os países, especialmente no âmbito comercial. “Celebramos 30 anos de amizade parlamentar Brasil-China e esse grupo parlamentar de amizade foi constituído no momento em que o Brasil estabeleceu relações estratégicas com a China com o objetivo de aprimorar o câmbio. E hoje, após oito meses da eleição do presidente Lula, estamos fazendo muitas conversas, reuniões, contatos e recebendo delegações de diversos segmentos”, afirmou.


O parlamentar também analisou as perspectivas para o relacionamento entre os dois países. “Precisamos alterar o perfil dessa relação comercial e todos afirmamos isso, a China reconhece o Brasil como grande parceiro. Mas precisamos refletir sobre os interesses do Brasil nessa relação, a participação espaço de cada um e eu tenho muita confiança e espero que o Brasil seja capaz de um esforço, fazer coletivamente uma boa interlocução e já percebo de alguns setores uma predisposição para que isso possa acontecer”, disse.


Daniel citou os principais desafios para que as relações possuam caráter mais estratégico para o crescimento do país em relação à transferência de tecnologia. “Nós temos que ter um plano voltado para pensar que o Brasil está planejado no desenvolvimento, na industrialização e qual é o papel que a economia do Brasil desempenha para dentro e para fora da cidade construir o papel. Nesse contexto é bem possível que a gente possa integrar a rota da seda”, falou.


Texto: Marcia do Amparo - DRT 4352

Comments


Daniel_Logo_2023.png
bottom of page