Fundo Amazônia faz maior repasse de recursos da história contra o desmatamento
- ascomdaniel6565
- 5 de jun.
- 2 min de leitura

Foto: Richard Silva
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) terá à sua disposição R$ 825,76 milhões para combater o desmatamento na Amazônia. Trata-se do maior apoio financeiro já realizado pelo fundo desde que foi criado, em 2008.
“O combate ao desmatamento ilegal na Amazônia terá um reforço histórico. Além de ser nosso maior bioma, a região é lar de comunidades inteiras e essencial para o futuro do país. Com esse investimento, o Estado protege o que é de todos nós”, comemorou o vice-líder do governo no Congresso, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).
Para o parlamentar, os recursos serão fundamentais para fortalecer o poder do Ibama de fiscalizar e aplicar punições a quem agride o meio ambiente. O repasse será feito ao projeto Fortalecimento da Fiscalização Ambiental para o Controle do Desmatamento Ilegal na Amazônia (Fortfisc). O Instituto terá 60 meses para apresentar uma resposta efetiva no combate ao desmatamento.
“Esperamos que esses novos recursos não apenas auxiliem o Ibama a contar com uma gama mais moderna de ações para combater o desmatamento, mas também permitam identificar os responsáveis por queimadas ilegais, invasão de áreas de proteção ambiental e territórios indígenas, para que sejam punidos com severidade”, afirmou Daniel.
De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os recursos serão investidos na compra de helicópteros de grande porte com proteção balística, drones de alta tecnologia e na construção de bases aéreas e helipontos estratégicos na floresta.
O projeto também inclui a instalação de um centro de treinamento, bases móveis de fiscalização, depósitos para bens apreendidos e novos sistemas digitais para monitoramento ambiental e aplicação de sanções. A iniciativa contempla ainda o uso de inteligência artificial para autuação remota e o fortalecimento da gestão institucional do Ibama, garantindo mais eficiência, segurança e alcance às ações de comando e controle.
Comments