Foto: Richard Silva
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, com cerca de 65 mil novos casos a cada ano. Durante o mês de novembro, a campanha Novembro Azul assume um papel importante na conscientização sobre a prevenção, mobilizando a sociedade a refletir sobre a saúde masculina, especialmente no que diz respeito ao câncer de próstata.
Para o deputado federal Daniel Almeida, autor da Lei 13.767/2018, que garante aos trabalhadores a possibilidade de se ausentar do trabalho, sem prejuízo salarial, para a realização de exames preventivos, “assegurar esse direito é essencial para facilitar o acesso dos trabalhadores aos cuidados de saúde”.
Almeida também reforça a importância dessa medida: “Essa lei é mais do que uma questão de direito trabalhista; é uma questão de respeito à vida. Precisamos garantir que os trabalhadores tenham as condições necessárias para se cuidarem, porque a detecção precoce é essencial para o tratamento eficaz e para que possam manter uma boa qualidade de vida. Com essa medida, estamos dando aos homens a oportunidade de se dedicarem ao autocuidado sem temer consequências profissionais”.
A detecção precoce do câncer de próstata e de outras doenças que afetam significativamente a população masculina é fundamental para a saúde do trabalhador brasileiro. “Promove um equilíbrio entre a vida profissional e o autocuidado, que são vitais para o bem-estar individual e social”, concluiu Daniel.
Comments