O investimento conta com emenda do deputado federal Daniel Almeida; a expectativa de atender 1.400 estudantes da região.
O município de Remanso, no norte da Bahia, celebra um marco histórico com o início das obras do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFbaiano. A construção, viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, representa um passo significativo para a transformação da região, trazendo oportunidades de educação técnica e superior acessíveis à população local.
“A educação é o motor do desenvolvimento. Com este investimento, o Instituto Federal Baiano em Remanso vai capacitar nossa juventude e abrir caminhos para novas possibilidades de emprego e renda. É importante também ressaltar que esse projeto está contemplado pelo Novo PAC e tem a previsão de criar 11,2 mil vagas de ensino técnico em nosso Estado”, destacou o deputado Daniel Almeida, reafirmando seu compromisso com a região.
O campus do IFbaiano será um importante centro de formação educacional e profissional, promovendo qualificação para jovens e adultos e preparando-os para o mercado de trabalho. A expectativa é de que o instituto amplie o acesso ao ensino público e gratuito de qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para o fortalecimento socioeconômico da comunidade de Remanso e municípios vizinhos.
“No ano passado estive em audiência com o Ministro da Educação Camilo Santana para tratar sobre a expansão de Institutos Federais na Bahia e a retomada das obras paralisadas em centros educacionais, protocolando pedido para instalação do campus no município de Remanso. O início das obras já neste ano simboliza o compromisso com o futuro da educação na Bahia, trazendo esperança e progresso para Remanso”, explicou Daniel.
Além de beneficiar diretamente os estudantes, o campus do IFbaiano impactará positivamente a economia local, gerando empregos durante a construção e impulsionando o comércio e os serviços na região. No longo prazo, a presença do instituto atrairá novos investimentos, consolidando Remanso como um polo educacional e de inovação no semiárido baiano. A previsão é de que o campus esteja pronto para atender a comunidade em 2026, marcando um novo capítulo de desenvolvimento local e oportunidades na área educacional.
Commenti