Daniel Almeida, Jerônimo Rodrigues e lideranças rurais se reúnem no Encontro Estadual da FETAG-BA
- ascomdaniel6565
- há 25 minutos
- 2 min de leitura
O evento teve como objetivo fortalecer as demandas sindicais da agricultura familiar.

Em um momento que pede união e articulação dos movimentos sindicais da agricultura familiar, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Bahia (FETAG-BA) realizou o Encontro Estadual em Feira de Santana. A abertura contou com o ato político que teve participação do deputado federal Daniel Almeida, do governador Jerônimo Rodrigues, e outros aliados importantes dessa frente trabalhista.
O encontro realizado nos dias 27 e 28, sob o tema central: “Sindicalismo Forte, Campo Vivo, Brasil Soberano!”, foi palco para dirigentes e sindicalistas apresentaram propostas para o fortalecimento do movimento sindical dos trabalhadores rurais baianos e a renovação do compromisso da luta das entidades com as demandas dos produtores.
O deputado federal Daniel Almeida, parceiro histórico da FETAG-BA e responsável pela articulação do evento, destacou o poder da unidade dos sindicatos, da crença dos trabalhadores na soberania do Brasil, no campo e na organização dos trabalhadores. “É nas dificuldades que conhecemos e identificamos o compromisso que as pessoas têm”, disse.
Também afirmou que “é indispensável a organização dos trabalhadores. Sem organização, sem planejamento, as ações ficam pelo meio do caminho. Foi muita luta e muita resistência durante essa trajetória. Alguns que tentam arrastar a luta para a vala da coisa mal feita, não conseguirão!”, ressaltou.
A FETAG-BA
O encontro foi marcante para todos os presentes, não só ao reativar o sentimento de luta coletiva que a FETAG–BA vem construindo ao longo de 62 anos, mas ao relembrar o legado de João da Cruz, ex-presidente da FETAG-BA, que faleceu este ano, vítima de um infarto. A liderança do baiano foi de extrema importância para as conquistas que os agricultores familiares tiveram nos últimos anos, frutos da luta sindical.
Além disso, o governo da Bahia também anunciou, durante o evento, novos investimentos para qualificar trabalhadores e trabalhadoras rurais em 50 municípios, reforçando o compromisso de apoiar o aumento de produtividade e a instrumentalização da classe.
