top of page

Daniel defende políticas públicas voltadas à juventude rural

Sessão solene homenageia 4º Festival Nacional da Juventude Rural e marca apoio de parlamentares à luta dos jovens da agricultura familiar.

Nesta quarta-feira (26), deputados homenagearam o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, o evento reúne mais de cinco mil jovens em Brasília para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude da agricultura familiar, o meio ambiente e a garantia dos direitos humanos, além de evidenciar a diversidade cultural no país.


Durante a sessão solene, realizada na Câmara, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), lembrou que após o desmonte promovido por Jair Bolsonaro em sua gestão, agora é hora de se reconstruir o país e ressaltou a importância do homem do campo neste processo.

“É a agricultura familiar que bota na mesa a maioria dos alimentos. Mais de 70% da produção, apontam alguns estudos. Não é possível que os jovens não sejam estimulados, que não haja políticas para garantirmos a sucessão no campo. Temos que olhar para esses quase sete milhões de jovens que estão no campo e querem qualidade, querem ter acesso à produção, à terra, à escola, à tecnologia. Temos agora um governo que reconhece o processo democrático, que volta a priorizar o desenvolvimento agrário e com a mobilização que a juventude rural vem fazendo é um grande passo para avançarmos”, pontuou Almeida.

Festival da Juventude Rural Coordenado pela Secretaria de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiadas e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Festival é uma grande ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, mobilização, troca de experiências, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos jovens. Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: 2007, 2010 e 2015, que resultaram em avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, na assinatura de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e na proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.



Fonte: PCdoB na Câmara


Daniel_Logo_2023.png
bottom of page